Páginas

Pesquisar este blog

O verdadeiro amor




Um homem de idade já bem avançada veio à Clínica onde trabalho, para fazer um curativo na mão ferida. Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso, e enquanto o tratava perguntei-lhe sobre qual o motivo da pressa. Ele me disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá.
Disse-me que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzheimer bastante avançado. Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde.
- Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.
Estranhando, lhe perguntei:
- Mas se ela já não sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?
Ele sorriu e dando-me uma palmadinha na mão, disse :
- É . Ela não sabe quem eu sou, mas eu contudo sei muito bem quem é ela.
Meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía e eu pensei:
Essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida.
O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico.
O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é..."
Autor desconhecido

Família

            

 Apesar da palavra "família" ter sete letras, ser pequena e bem ouvida, poucos tem a oportunidade de viver realmente o que significa.

             Você sabe o que é ser família? O que necessita para se tornar da família? Como você idealiza uma família?

             Quando se fala em família, logo vem em nossa mente a composição de pai. mãe e filho. Porém família vai bem além desse pensamento. Não quero expor aqui cada formação de grupo familiar. Mais sim, o que é ser família...

             Como a sua família é comporta? Como é o ambiente de sua casa? É harmonioso? As vezes!? Normal toda família tem seua altos e baixos. Basta ser compreensivél com a situação!

             Na verdade é na família que temos o nosso primeiro contato com a sociedade, é onde recebemos nossas primeiras broncas, alegrias, tristezas e decepções.

             Agradeço a Deus por ter me propocionado uma família com o essência de família, o "amor" apesar dos turbilhões da vida. A família é aquela que te apoia, que lhe corrige... que LHE ENSINA!

             Amar é cuidar não apenas educar, mais sim acolher!

             Como é seu relacionamento dentro da família? Qual a contribuição no desenvolvimento de sua família?

             Aqui são questões de reflexão. Pois o tema Família é bem amplo e diversificado. A família é uma dádiva. Infelizmente no mundo atualmente estar se perdendo a essência. Hoje encontramos nos notíciarios famílias destruturadas!

              Como cidadões, profissionais dessa sociedade, vamos trabalhar com essas diversas problemáticas e que na maioria dos casos a causalidade vem da FAMÍLIA.

              Então é fundamental começar a cuidar de nossa própria família. Pois assim damos nossos primeiros passo para uma sociedade mais humanitária.


                                                                                                            Karina Campos


Os Riscos Jurídicos da Internet



          Os Riscos Jurídicos da Internet        

A internet contém inúmeras funções de acessos, é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação que permite o acesso a informações e todo tipo de transferências de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da Word Wide Web (Rede de alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. 
Através destas multiplicidades de atividades oferecidas pela internet, não sendo utilizada de maneira correta, pode também oferecer perigos, se tornando até causa jurídica. Como? na utilização de compartilhamentos de informações pessoais em comunidade virtual (Orkut) de mensagens depreciativas, denegrindo a imagem de pessoa física/pessoa juridica (identificado por nome), mediante linguagem chula e de baixo calão, e com ameaças de depredação a seu patrimônio, devem ser ressarcidos.
                 Todo usuário estar sujeito aos riscos da internet. Principalmente as crianças e adolescente, que na curiosidade desenvolvem buscas na internet conteúdos inadequáveis a sua faixa etária. Tendo como exemplo principal, os sites de relacionamentos.


As redes sociais são constantemente utilizadas por diversos usuários de todas as classes sociais de diferentes faixas etárias. Onde propicia as crianças e adolescentes ter uma comunicação indireta com outras pessoas,  Assim, podem ser alvos fácil para vários crimes: pedófilia, tráfico humano, tráficos de órgãos e entre outros. Pois existem pessoas com interesses maliciosos, sem piedade alguma que utilizam a internet para se relacionar com suas vitimas, omitindo sua identidade ou oferecendo algo que o cative.
Através da internet as crianças e adolescentes podem  utilizarem as redes sociais para denegrir a imagem de algum colega ou até mesmo professores. Cometendo assim atos ilegais. No qual os seus responsáveis respondem pelos seus ilícitos cometidos.
No art. 22 do ECA, complementa as obrigações elencadas no Código Civil, aos pais, incumbe o dever não apenas de sustento, mas também de guarda e educação de seus filhos. Portanto, não apenas moralmente, mas também juridicamente, os pais tem o dever de zelar pela segurança do filho e muitas vezes isso envolve disciplina e monitoramento.
Valer ressaltar que o menor também reponde os atos infracionais, passando por medidas sócio-educativas, digo isto porque temos dois cenários, um em que a criança ou adolescente é vítima e outra em que por descuido, desconhecimento ou ate mesmo por brincadeira acaba por cometer um ato infracional. Estes são os casos de comunidades criadas para ameaçar, humilhar (prejudicar) alguém.
Contudo, o monitoramento não é invasão de privacidade entre pai/mãe e filho, mas sim um cuidado necessário. Isto não quer dizer que os pais tenham que ler linha por linha do que seu filho escreve em uma mensagem, mas deve sim, procurar saber com quem ele está conversando, ou que tipos de fotos ele está passando para seus amigos. Além disso, os pais têm também o dever de orientar e cuidar da educação dos filhos e prepará-los para a vida.
No art. 18 do ECA, traz que é dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório e constrangedor.
Então todos nós cidadãos temos o dever de orientar e zelar pela segurança desses jovens e temos também um compromisso com a educação, seja formal ou informal. Educar para o uso ético e legal, não é um luxo, mas uma obrigação para aqueles que querem viver em harmonia e segurança.

Fique atento, pequenos detalhes podem fazer diferença, para o bem e para o mal!

Quais são os riscos mais comuns:

- uso irrestrito e ilimitado (não tem hora, nem limite) da internet sem orientação e monitoramento dos pais;
- Emprestar a senha para amiguinho (a) por prova de amizade;
- Tirar fotos e mandar para o namoradinho, que por sua vez espalha para os colegas, ou publica na internet;
- Contar sua vida em redes sociais, divulgando onde mora, com quem, o que seus pais fazem, etc.

Portanto, os meios tecnológicos estão diante de nós e com eles seus benefícios e riscos. Não podemos evitar que eles existam, mas podemos evitar que eles se concretizem.


REFERÊNCIA:

Parabóla de Amizade


A areia e a rocha

Conta uma lenda árabe que dois amigos viajando pelo deserto entraram numa discussão. Um deles então deu um soco no outro. Aquele que foi atingido se agachou e escreveu com seus dedos na areia:


“Hoje meu melhor amigo me deu uma forte bofetada na cara”.


Continuaram o trajeto e chegaram a um oasis, onde decidiram se banhar. Aquele que foi bofeteado mergulhou mas começou a se afogar.

 O outro então se lançou para salvá-lo. Quando se recuperou do afogamento e do susto, tirou da bolsa um estilete e começou a escrever algumas palavras numa enorme pedra. Ao terminar foi possível ler:

 ” Hoje meu melhor amigo me salvou à vida”.

Foi então que o outro lhe indagou:
- “Porque quando te machuquei você escreveu na areia e agora escreve numa pedra?”


Sorridente o amigo lhe respondeu:
- “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever as ofensas na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagá-las.

Por outro lado, quando um grande amigo nos ajuda, nos acolhe e nos agracia com sua amizade é preciso escrever na pedra da memória do coração, onde nenhum vento de nenhuma parte do mundo poderá apagá-la.”

 

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti